Feijoada: de Norte a Sul do Brasil, o prato que é a cara do Brasil

Mais Notícias

Diferentes versões do prato marcam a peculiaridade de cada estado e estão presentes na rede BHG

Calor, caipirinha e feijão. A combinação, que é a marca do Brasil e a principal escolha de quem visita o país em busca de um sabor que resuma a culinária nacional, tem muita história. O prato, com feijão preto, carnes de porco e acompanhamentos, tem variáveis em cada estado. Segundo estudiosos, a mistura seria uma versão de preparos de outros países, como o cozido, em Portugal, bem semelhante, mas com feijão branco; o cassoulet, na França; e a casouela, na Itália. Há quem afirme que foi uma criação dos escravos africanos, a partir de uma leitura do cozido português, e até mesmo uma criação que remonta o Império Romano. Pesquisas à parte, o sabor é um dos mais tradicionais da cozinha brasileira. O dia de comê-la varia de região para região, assim como os acompanhamentos, mas a feijoada é unanimidade no gosto popular.

A laranja, acompanhamento sempre presente, não dá só cor ao prato, mas ajuda na absorção do ferro tão forte no feijão preto. No mulatinho, característico do Nordeste do país, a fruta também acompanha, junto com farinhas especiais. Em Minas, é o jiló que entra como coadjuvante, em saladas com quiabo, para deixar a feijoada mais leve. O fato é que, de Norte a Sul do país, o prato de feijão temperado com carne seca, costelinha, lombo, paio, linguiça calabresa é símbolo da nossa gastronomia. Por conhecer o jeito de cada um dos 15 estados em que tem hotéis e restaurantes, a rede BHG (Brazil Hospitality Group) elegeu o prato como destaque para o verão, respeitando as características de cada lugar.

Em Minas, os convidados do hotel Presidente Uberlândia poderão montar o seu prato escolhendo os ingredientes que mais gostarem. Além do acompanhamento clássico de farofa e couve, há opções de salada de jiló, de quiabo e abóbora cabotiá.

No Rio de Janeiro, o restaurante Forno & Fogão, do hotel Golden Tulip Rio Copacabana, cariocas e turistas poderão desfrutar de uma deliciosa feijoada tradicional por R$ 68,00, por pessoa. O Restaurante Vizta, no Marina Palace Rio Leblon, também aos sábados, dispõe de buffet completo com saladas sazonais, variedades de carnes tradicionais de feijoada, aipim, torresmo, couve, farofa, tortas, frutas frescas, e uma caipirinha de cortesia.

Em São Paulo, capital gastronômica mundial, é tradição comer feijoada aos sábados e às quartas-feiras. Os hotéis Golden Tulip São Paulo Paulista e Golden Tulip São Paulo Jardins oferecem o prato completo toda quarta-feira. Já o Golden Tulip Paulista Plaza oferece ao prato tradicional aos sábados.

Serviço

São Paulo:
Golden Tulip São Paulo Paulista
Rua Apeninos, 1070, Paraíso
Feijoada às quartas-feiras.

Golden Tulip São Paulo Jardins
Alameda Lorena, 360, Jardins
Feijoada às quartas, das 12h às 15h.

Golden Tulip Paulista Plaza
Alameda Santos, 85, Jardins
Feijoada completa aos sábados, das 12h às 16h.

Rio de Janeiro:
Golden Tulip Rio Copacabana
Restaurante Forno & Fogão – Av. Atlântica, 3716, Copacabana
Toda sexta-feira, das 12h às 15h.

Marina Palace Rio Leblon
Restaurante Vizta – Av. Delfim Moreira, 630, Leblon
Buffet completo, aos sábados.

Salvador:
Golden Tulip Salvador
Rua Monte Conselho, 505, Rio Vermelho
Rodízio de feijoada, buffet de saladas e sobremesas, todos os sábados, das 12h30 às 15h30.

Recife:
Golden Tulip Recife Boa Viagem
Restaurante Mangabeiras – Av. Boa Viagem, 4070 – Boa Viagem, Recife
Todos sábados, das 12h30 às 16h.

Natal:
Golden Tulip Natal Petrópolis
Av. Pres. Getúlio Vargas, 788, Petrópolis
Todo segundo sábado do mês.

Brasília:
Royal Tulip Brasília Alvorada
SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C
Buffet completo, todos os sábados, das 12h30 às 15h30. Estação de caipirinha e batidas de frutas como coco e maracujá.

Uberlândia:
Presidente Uberlândia
Praça Tubal Vilela, 192, Centro
Todos os sábados, das 12h às 15h. Buffet de guarnições e sobremesa.

Divulgação: Máquina Cohn & Wolfe

Últimas postagens

Mais Artigos