Engenharia De Aquicultura (Bach)

Mais Notícias

Engenharia De Aquicultura (Bach)

Fonte: CozinhaNet

GRAU: Bacharel

ATUAÇÃO

É o conjunto de técnicas e conhecimentos usados na criação de organismos aquáticos em cativeiro. O engenheiro de aqüicultura:

– Projeta, executa e supervisiona a criação de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas;

– Dimensiona e implanta fazendas aquáticas em lagos, rios, barragens e no oceano;

– Na indústria de beneficiamento do pescado, acompanha o processamento e a conservação dos produtos.

MERCADO DE TRABALHO

A criação de peixes e de outros animais aquáticos foi a atividade rural que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos. Hoje, essa indústria representa cerca de 30% dos pescados consumidos do país. Por causa desse desenvolvimento, notadamente nas áreas de produção de camarão (carcinicultura), peixes (piscicultura), mexilhões (mitilicultura) e ostras (ostreicultura), as oportunidades de emprego se ampliam. O mercado de ranicultura (criação de rãs), ainda em estágio inicial, gera boas perspectivas.

Os produtores são os maiores empregadores desses engenheiros, que também podem trabalhar como prestadores de serviço para prefeituras e secretarias de Agricultura e Pesca. No Nordeste, onde se cultivam mais de 90% do camarão marinho produzido no país, são positivas as oportunidades de trabalho. Com os reservatórios de concessionárias de energia na região, também cresce a piscicultura de água doce. A cidade de Paulo Afonso, na Bahia, e a região de Sobral, no Ceará, pólos de piscicultura, têm absorvido muitos profissionais.

Há ainda chances de colocação na região amazônica e em Dourados, em Mato Grosso do Sul, por causa do surgimento de vários projetos de criação de peixes. O estado de Santa Catarina é forte na produção de ostras e camarão e oferece boas perspectivas a esse profissional. O mercado também é fértil nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

SALÁRIO MÉDIO INICIAL: R$ 1.500

O CURSO

O currículo básico mescla matérias da área de exatas, como matemática, química e física, com as de humanas e de sociais aplicadas, entre elas, sociologia, administração e planejamento. São oferecidas ainda disciplinas de informática, topografia, hidráulica, construção civil e instalações elétricas, além de mecânica e sensoriamento remoto, empregado no acompanhamento de cardumes em alto-mar.

O estudo de ecossistemas costeiros marinhos, de métodos de desenvolvimento sustentável, de reprodução e nutrição em cativeiro completa o currículo, que é carregado de atividades práticas, em laboratório e ao ar livre. 

ALGUMAS UNIVERSIDADES QUE OFERECEM: UFSC

DURAÇÃO MÉDIA: 4 anos e meio.

Últimas postagens

Mais Artigos