Engenharia De Agrimensura (Bach)

Mais Notícias

Engenharia De Agrimensura (Bach)

Fonte: CozinhaNet

GRAU: Bacharel

ATUAÇÃO

É o ramo da engenharia responsável pelo levantamento e pela medição de terrenos.

O engenheiro agrimensor:

– Prepara áreas para obras urbanas, de infra-estrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes;

– Com base em dados obtidos por meio de levantamentos em solo ou por fotografias aéreas, satélites e aparelhos de sistema de posicionamento global (GPS), ele mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área;

– Seu trabalho serve de base para que engenheiros civis possam construir prédios, estradas, barragens ou redes de água e esgoto ou de energia elétrica;

– Apto a orientar projetos de loteamento e a definir o traçado de cidades, costuma prestar consultoria para prefeituras, indústrias e grandes construtoras;

– Atua também na criação, organização e atualização de arquivos de informações geográficas e topográficas.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado para esse engenheiro está em alta desde 2001, por causa da demanda de trabalho gerado pela lei federal que criou o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, tornando obrigatório o levantamento topográfico para o registro de propriedades rurais.

Como abrange um número crescente de propriedades, o cadastro fez aumentar a necessidade do trabalho do especialista em georreferenciamento. Atualmente, todos os terrenos rurais com mais de 1,5 mil hectares são obrigados a cumprir a lei e, por essa razão, as oportunidades se espalharam por todas as regiões do país, principalmente no interior dos estados, onde as prefeituras empregam profissionais que atuam na área de cadastro técnico rural e urbano.

Especialistas em segurança do trabalho e mecânica do solo também têm boas perspectivas de emprego, principalmente se quiserem seguir a carreira acadêmica. O movimento de recuperação de rodovias e engenharia de tráfego gera um cenário positivo para o engenheiro agrimensor, que atua na abertura e na sinalização de estradas e em perícias de áreas públicas e privadas.

Nas regiões Norte e Nordeste, o profissional de obras elétricas é bastante solicitado por grandes empreendimentos de usinas hidrelétricas para trabalhar na implantação de linhas de transmissão. As estatais do setor elétrico costumam contratar empresas de agrimensura para esse tipo de serviço.

Aumentam as vagas ainda em empresas de logística, que usam o geoprocessamento para controlar rotas, tráfego e cargas. Nas mineradoras localizadas no quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, o agrimensor é contratado para atuar no controle do que entra e sai das minas, a fim de evitar desmoronamentos. Grandes companhias, como a Companhia Vale do Rio Doce, também demandam esses profissionais.

SALÁRIO MÉDIO INICIAL: R$ 2.000

O CURSO

Os dois primeiros anos são dedicados às matérias básicas comuns às demais engenharias, como matemática, física, química e informática. No terceiro ano começam as disciplinas específicas, com aulas práticas de medição, cálculo e demarcação de terras, entre outras. O aluno aprende também a usar as tecnologias disponíveis, como fotografias éreas ou captadas por satélites.

Em algumas escolas, Agrimensura é uma habilitação de Engenharia Civil. O estágio supervisionado é obrigatório, assim como a elaboração de uma monografia no fim do curso. 

ALGUMAS UNIVERSIDADES QUE OFERECEM: UFV (MG), Unesc-SC (SC), EEA (BA), Ufal (AL), UFPI (PI), UFRRJ (RJ).

DURAÇÃO MÉDIA: 5 anos.

Últimas postagens

Mais Artigos