Vinhos do Alentejo apresenta o “O Melhor Sommelier do Brasil” 2017

Mais Notícias

São Paulo, 13 de fevereiro de 2017 – O sommelier Wallace Neves é o vencedor do concurso “O Melhor Sommelier no Brasil 2017”. Natural do Rio de Janeiro, o especialista do hotel Sheraton Rio participou da seletiva realizada na cidade carioca. Com a conquista, exercerá a função de embaixador dos Vinhos do Alentejo no país, ao longo do ano vigente.

Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a iniciativa visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira. Mobilizando um público recorde de inscritos – cerca de 150 sommeliers de todo o Brasil participaram da disputa. A iniciativa tem o objetivo de descobrir e despertar talentos brasileiros para a área de vinhos, chamando a atenção para a produção do Alentejo, região que, pela expansão no número de garrafas, confirma cair cada vez mais nas graças dos brasileiros, como prova o aumento das importações destes vinhos em mais de 20% nos ultimos 4 anos.

Segundo destaca Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, o nível de conhecimento dos sommeliers brasileiros é muito elevado, o que naturalmente valoriza o concurso. “Esta edição superou as nossas expectativas. Com o alto nível dos candidatos, tivemos que aumentar também o número de participantes na final, foram nove desta vez. Por meio desta inciativa, queremos proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”, acrescenta.

Sobre a 4ª edição

A quarta edição do concurso, realizada em setembro 2016, envolveu 150 sommeliers de todo o Brasil que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Vitória. Em cada etapa, durante workshop ministrado pelo jornalista e crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos.

Ao longo do evento, os participantes realizaram um teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Desta etapa resultou o apuramento de 2 representantes de cada cidade, (com exceção do Rio de Janeiro que foram 3), perfazendo um total de nove finalistas que foram ao Alentejo conhecer de perto a realidade e as especificidades da região.

Na última etapa do concurso, os nove finalistas, viajaram para na região do Alentejo, em Portugal, para conhecer de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs. Ao longo de uma semana, eles trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. No último dia, todos foram submetidos a teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos sendo avaliados por um criterioso júri composto por Célia Lourenço, crítica de vinhos portuguesa, Duarte Calvão, crítico gastronómico e Francisco Mateus, presidente da CVR Alentejana.

O grande vencedor, além de sagrar-se embaixador dos Vinhos de Alentejo durante o ano de 2017, recebeu da CVRA como troféu um decanter de cristal gravado com o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2017”.

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA

Últimas postagens

Mais Artigos