CEIAS MAIS SAUDÁVEIS: CONHEÇA TROCAS SABOROSAS E MENOS CALÓRICAS

Mais Notícias

Natal é tempo de confraternização, união e também a época do ano em que se ganha mais peso. Também, pudera! Os pratos são deliciosos, mas extremamente calóricos.

Peru, pernil, leitão, farofa, maionese, arroz com passas, bolos, tortas….Esses são os principais pratos que compõem a ceia dos brasileiros. Saborosas e nada saudáveis, essas receitas podem ser substituídas facilmente sem perder o sabor, mas perdendo calorias e gordura. A nutricionista do Hospital Moriah, Carla Souza, dá algumas dicas. A profissional também preparou uma tabela com o valor calórico dos principais pratos. Quando você descobrir quantas calorias há em 100 gramas de pernil com certeza optará pela troca. Confira!

ARROZ
Substitua o arroz branco pelo integral. Caso encontre resistência entre os convidados misture os dois (50% de arroz branco e 50% de integral). Para incrementar acrescente raspas de castanha do Pará, cenoura ralada e por cima salpique salsinha picada. Fica super saboroso e é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, C e minerais. Para o réveillon uma opção interessante é acrescentar a lentilha cozida e uvas passas orgânicas.

SALADAS X MAIONESE
Esqueça a maionese e substitua por saladas feitas com tubernáculos cozidos como: batata doce, batata inglesa, inhame, mandioquinha, folhas de sálvia e alecrim in natura bem picadas, alface, rúcula, agrião. Cuidado com os molhos. A melhor opção é sempre o azeite extra virgem ou o refrescante molho de iogurte. Pra deixar com cara de ceia, salpique castanhas de caju picadas. Fica muito saboroso, saudável e bem menos calórico.

APERITIVOS
Como aperitivos a indicação são castanhas, avelã, nozes e amêndoas. Elas já fazem parte da comemoração e do cardápio. Saudáveis, têm como propriedades regular os níveis de colesterol, além de serem antioxidantes e ricas em selênio. Mas não vá com muita sede ao pote, pois elas são bem calóricas. As frutas secas também são uma boa opção e são ricas em vitaminas e antioxidantes. Caso queira servir entradas mais elaboradas você pode usar o tofu firme. A receita é simples. É só empanar o tofu firme na torrada integral esfarelada (farinha de rosca caseira). Utilize uma frigideira antiaderente e com um fio de óleo vegetal leve ao fogo baixo até dourar. Caso queira você poderá grelhar. O mesmo processo pode ser feito com cebola crua, rodelas de berinjela ou abobrinha. Nestes casos passe os legumes no shoyu antes de empanara.

A FAROFA
Substitua a farofa tradicional pelo germe de trigo passado levemente na frigideira e acrescente nozes e bananas picadas. Misture bem. Nada de bacon ou linguiça!

SOBREMESAS
Substituir as sobremesas calóricas e cheias de açúcar por uma salada de frutas. Coloque em potes e acrescente uma mistura de semente de chia, girassol e granola. Derrame por cima uma calda de frutas vermelhas (amora, morango, framboesa, goiaba).

Outra sugestão de sobremesa é colocar palitos de sorvete enfiados em pedaços ou rodelas de frutas como abacaxi, manga, morango, etc, e levar ao freezer para congelar e depois banhar levemente no chocolate amargo sem lactose e sem gordura trans acima de 50% cacau derretido. Levar à geladeira por 6 minutos e servir. Fica um sorvete delicioso, refrescante e saudável.

VALOR CALÓRICO POR 100 GRAMAS
· Pernil – 262 kcal
· Peru – 163 kcal
· Farofa tradicional – 400 kcal (farofa completa com bacon, cenoura ralada, azeitonas, ovos, uva passa). Normalmente uma pessoa consome em média 30 gramas, que corresponde a 120 calorias.
· Maionese – 96 Kcal (sem ovo)
· Pudim – 216 Kcal
· Arroz com passas -135 Kcal

RECEITAS SAUDÁVEIS

Torta de bacalhau
Rendimento: 10 porções
Calorias por porção: 135
Ingredientes
· 1 kg de bacalhau desfiado
· 4 dentes de alho
· 1 fio de azeite
· 5 buquês (florzinhas) de couve flor cozida
· Ervas desidratadas a gosto
Recheio
· 1 cebola roxa cortada em rodelas
· 2 xíc. (chá) de espinafre cru
· 1 fio de azeite de oliva
· 2 tomates pequenos cortados em rodelas
Montagem
· 1 gema
· Gergelim a gosto

Modo de fazer
Refogue o bacalhau desfiado com azeite e alho. Bata a couve flor cozida no processador ou liquidificador até forma uma pasta. Adicione a pasta de couve flor ao bacalhau aos poucos, até formar uma massa uniforme e, então tempere essa massa com ervas desidratadas a gosto. Recheio
Refogue a cebola e o espinafre no azeite até que fiquem macios. Em um recipiente de vidro, coloque metade da massa. Adicione o espinafre e a cebola e arrumar os tomates crus por cima. Cubra com o restante da massa. Pincele a gema por cima da massa e salpique gergelim. Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até que fique dourado.

Peru ao molho de damasco
Rendimento: 16 porções
Calorias por porção: 120
Ingredientes
· 1 peru temperado
· 2 xíc. (chá) de caldo de galinha natural
· 1 xíc. (chá) de suco de laranja
· Raspas de gengibre
· 150 g de damasco
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
· 1 col. (café) de açúcar mascavo

Modo de fazer
Asse o peru conforme instruções da embalagem e, depois de pronto, retire-o da assadeira e reserve. Coloque o caldo de galinha e as raspas de gengibre na assadeira e leve ao fogo alto, sempre raspando o fundo da assadeira com uma colher de pau. Depois de levantar fervura, passe a mistura por uma peneira fina e transfira-a para uma panela. Junte o damasco e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois do tempo, retire do forno e espere amornar. Quando isso acontecer, leve o líquido para o liquidificador. Incorpore o suco de laranja, tempere com sal, pimenta-do-reino e açúcar e reserve. Na hora da ceia, basta aquecê-lo e servir com o peru.

Sobre o Hospital Moriah:
Hospital Moriah, localizado em Moema em São Paulo, é um dos mais novos e modernos centros médicos-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil, com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento. A estrutura compacta favorece o acolhimento e o atendimento humanizado e proporciona uma nova relação entre pacientes, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, com recursos tecnológicos de última geração. A hotelaria de alto padrão é outro diferencial, planejada para que pacientes e seus familiares sintam-se confortáveis durante a estada no hospital.

Divulgação: Rojas Comunicação

Últimas postagens

Mais Artigos