Os Benefícios do Carvão Vegetal Ativado

Mais Notícias

Para quem nunca ouviu falar, o carvão vegetal ativado pode ser muito benéfico para o tratamento de inúmeros problemas de saúde e enfermidades. Conheça mais a seguir.

O carvão vegetal comum é produzido através da turfa, madeira, carvão, petróleo ou casca de coco, já a sua versão ativada é feita especialmente para o uso medicinal. A fabricação do carvão ativado é realizada por meio de calor proveniente de um gás que, em contato com o produto, forma espaços internos, como os poros, que auxiliam na ativação de compostos químicos.

Este tipo de carvão vegetal é utilizado no tratamento de intoxicações, diminuição da ocorrência de flatulência (gases intestinas), abaixar os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), prevenir ressaca alcoólica e cuidar de problemas relacionados ao fluxo da bílis, como a colestase, comuns durante a gestação.

Como Funciona o Carvão Vegetal Ativado?
O carvão vegetal ativado age como uma armadilha para os produtos químicos, impedindo as suas absorções.

Benefícios do Carvão Vegetal Ativado:

Tem ação eficiente contra alguns tipos de envenenamento e intoxicações.
Reduz os níveis de colesterol ruim LDL no sangue.
Minimiza os gases intestinais. De acordo com algumas pesquisas, o carvão ativado é eficiente na diminuição da flatulência.
Melhora a redução de fluxo biliar, ou colestase, em mulheres grávidas. Segundo alguns estudos iniciais, o consumo de carvão ativado de forma oral pode auxiliar na diminuição da colestase durante a gestação.
Previne a ressaca. O carvão vegetal ativado está presente em alguns medicamentos indicados para a ressaca alcoólica e se demonstraram benéficos.

Uso do Carvão Vegetal Ativado
O consumo do carvão vegetal ativado é seguro para a maioria dos adultos, se for usado em curto prazo. Entretanto, sua utilização possui efeitos colaterais que incluem a constipação e a defecação de fezes escuras e com cheiro mais forte. Há também registros de efeitos colaterais mais graves, mas menos recorrentes, como a diminuição ou o impedimento do trato intestinal, além de refluxo no pulmão e desidratação do organismo.

Informações Especiais Sobre o Carvão Vegetal Ativado

Gravidez e lactação: O uso de carvão vegetal ativado durante a gravidez ou período de amamentação pode ser seguro se consumido em curto prazo de tempo. Entretanto, é de extrema importância que um médico seja consultado antes de iniciar qualquer tratamento a base de carvão ativado. Qualquer paciente que já possuir uma obstrução gastrointestinal, o uso do produto não é recomendado.

Consumo de bebida alcoólica: O carvão vegetal ativado causa interação com o álcool no corpo, e é utilizado justamente para inibir os efeitos desse consumo, já que o composto impede que as substâncias tóxicas sejam absorvidas pelo organismo. No entanto, essa não deve ser uma solução corriqueira, e também o álcool combinado à utilização do carvão ativado poderá diminuir os efeitos da composição medicinal no corpo, podendo perder substancialmente sua eficácia.

Remédios de via oral: Os medicamentos de aplicação oral também geram interação com o consumo de carvão vegetal ativado, podendo resultar numa redução da quantidade de remédio que o corpo irá absorver, além de minimizar a eficiência da medicação. Para evitar este acontecimento, consuma o carvão vegetal ativado, por pelo menos, uma hora depois de tomar qualquer remédio via oral.

Dosagem do Carvão Vegetal Ativado

Para tratamento de sobredosagem de drogas ou envenenamento: O indicado primeiramente é o consumo de 50 a 100 gramas do carvão vegetal, depois o uso a cada 2 ou 4 horas, o que revela uma dosagem semelhante a 13 gramas por hora. Para crianças, o recomendado é a dosagem mais baixa, de 10 a 25 gramas.

Fonte: Saudicas

Últimas postagens

Mais Artigos