Guia Michelin lançará nova edição do Rio de Janeiro e São Paulo

Mais Notícias

Seleção da segunda edição do guia será anunciada no dia 28 de abril, em cerimônia no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

A esperada edição 2016 do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo, um dos mais importantes e respeitados guias gastronômicos do mundo, será lançada no próximo dia 28 de abril, quando será anunciada a seleção de restaurantes das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O local escolhido foi o Copacabana Palace, um dos endereços cariocas mais emblemáticos, em plena Praia de Copacabana. Chefs, jornalistas, autoridades, formadores de opinião e personalidades do mundo da gastronomia serão recebidos com brunch no Salão Nobre do hotel.

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a ser contemplado com uma edição no guia MICHELIN, em 2015. Um dos motivos foi a grande variedade de ingredientes e a maturidade gastronômica do país. “Os inspetores puderam descobrir cozinhas muito criativas, com produtos locais de qualidade e de grande diversidade, com ricas influências do mundo todo”, disse na época Michael Ellis, diretor internacional dos guias MICHELIN.

Nesta edição, o público poderá conferir a nova lista de restaurantes e hotéis, para todos os orçamentos, gostos e preferências, das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, segundo Ellis, “duas metrópoles que já são referências na gastronomia mundial”.

Sobre os guias MICHELIN

O guia MICHELIN foi idealizado por André e Edouard Michelin, fundadores do Grupo Michelin, em 1900, quando a indústria automotiva ainda engatinhava. Viajar, na época, era quase sempre uma aventura: trajetos longos, estradas mal sinalizadas… Mas, apesar dos obstáculos, os irmãos Michelin acreditavam no futuro do automóvel. Dispostos a contribuir para o desenvolvimento da mobilidade, eles começaram a distribuir gratuitamente aos motoristas um pequeno guia vermelho, de 400 páginas, com um grande número de informações práticas. Dentre elas, como trocar um pneu, onde abastecer o carro, onde comer e dormir. Nos anos 20, suas páginas passaram a abrir espaço para a classificação de restaurantes e, depois, dos hotéis.

Começava, assim, a história do guia MICHELIN.

Respeitando as especialidades locais, tradições regionais e know-how nacional, o guia MICHELIN é hoje a vitrine da gastronomia mundial em todas as regiões em que está presente. Com seu método de seleção homogêneo e sem equivalentes, revela, ano após ano, o dinamismo da gastronomia de um país, região ou cidade, evidenciando novas tendências culinárias e talentos.

Cada leitor encontra na publicação o restaurante que corresponde à sua expectativa. Em todas as categorias de conforto, preço, estilo e tipo de cozinha, oferece uma ampla seleção de estabelecimentos, rigorosamente testados por inspetores profissionais e anônimos, que avaliam cada prato, com base em cinco critérios: a qualidade dos produtos utilizados; a personalidade da cozinha; a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores; a relação preço/qualidade; e a regularidade.

Os melhores restaurantes são destacados com Bib Gourmand (cozinha de qualidade e de preço razoável) ou Estrelas, com base, exclusivamente, na qualidade da cozinha, em atribuições sempre decididas em colegiado.

Atualmente, sua seleção é composta por 23 guias, que cobrem 24 países em 4 continentes e reúnem mais de 45 mil estabelecimentos no mundo.

Com o guia MICHELIN Rio & São Paulo, o grupo Michelin continua ajudando milhões de viajantes a se deslocarem melhor. Esta missão do guia, que existe desde sua criação em 1900, está traduzida na assinatura da marca centenária “a melhor maneira de ir mais longe”.

Divulgação: Documennta Comunicação

Últimas postagens

Mais Artigos