Em defesa do patrimônio gastronômico nacional

Mais Notícias

Essa é uma briga para meter a colher.

O antropólogo Raul Lody publicou um manifesto pela preservação das tradições culinárias do Brasil. Batizado de Manifesto da Colher de Pau, o texto pede a salvaguarda “das cozinhas regionais e tradicionais do Brasil, e respeito aos acervos culinários que são também identificados nos conjuntos de objetos de madeira, metal, fibra natural trançada, cerâmica entre outros; conjuntos de objetos variados e fundamentais ao ofício de se fazer a comida e possibilitar a preservação das receitas, e que ainda preservam a estética de cada prato e o seu serviço em diferentes espaços e ambientes sociais”.

O manifesto faz parte da campanha Comida é Patrimônio, organizada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

A causa é relevante, mas não é nova. Em 2011, o Paladar lançou o Manifesto Cozinhista Brasileiro, uma iniciativa para defender o patrimônio gastronômico nacional, com suas receitas, técnicas e utensílios. Saímos em defesa da galinha de cabidela, dos queijos de leite cru, do mel das abelhas nativas brasileiras, dos doces de tacho de cobre e do uso da madeira. Tradições que estão ameaçadas de extinção pela legislação sanitária.

Fonte: Paladar

Últimas postagens

Mais Artigos